terça-feira, 21 de junho de 2016

Campeonato de Juniores.

21/06/2016 17h38 - Atualizado em 21/06/2016 18h51

Análise: atletas irregulares, exclusões. 

Punidos pelo TJD-AM, Sulão e Manaus foram excluídos do torneio. Nacional e Rio Negro, abaixo na tabela, ficam sem vaga nas semis. Fast e Penarol disputam final

Por Manaus

Manaus FC Sul América Sub-20 Amazonas (Foto: Emanuel Mendes Siqueira)Manaus FC e Sul América foram excluídos do Campeonato Amazonense de Juniores (Foto: Emanuel Mendes Siqueira)
O Nacional-AM acusou os semifinalistas Manaus e Sul América por relacionarem jogadores irregulares no Campeonato Amazonense de Juniores. Gavião do Norte revidou e delatou Leão da Vila Municipal pelo mesmo erro. Sulão e Manaus foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) e excluídos da fase mata-mata. Naça (quinto colocado) foi absolvido, mas também não ficou com a vaga de bandeja. Fast e Penarol, que não tinham nada com isso, avançaram diretamente à decisão do Estadual. Pelo menos por enquanto, a diretoria do Manaus entrou com recurso. O veredicto final sairá no dia 30 de junho.
O mais curioso desse imbróglio é a postura, tanto da FAF, quanto do TJD. Nenhum dos dois soube, por exemplo, justificar a vaga na final sem que as semifinais fossem realizadas. Que Manaus e Sul América tenham sido punidos, até aí, tudo certo - apesar do julgamento ter sido confuso. A dúvida é: por que o Nacional, absolvido, não ficou com uma das vagas na semi? A mesma pergunta vale para o Rio Negro, que ficou em sexto e teria direito ao outro espaço. 
Quando questionados a respeito da dúvida, ambas entidades jogaram a decisão para o outro lado. O líder da FAF, Dissica Valério Thomaz, disse que o TJD ordenou a desclassificação de Manaus e Sulão sem que houvesse novos semifinalistas. 
TJD AM (Foto: Lissandro Windson/FAF)TJD-AM e FAF não souberam explicar muito bem procedimento que levou a final (Foto: Lissandro Windson/FAF)
- O Tribunal disse que a decisão final indica a eliminação dos dois sem que haja convocação de mais ninguém. Tem sido uma política nossa obedecer o TDJ - disse Dissica.
Já o presidente da primeira comissão disciplinar do processo, João Paulo Monteiro de Lima, mencionou que qualquer definição sobre o campeonato deve-se a entidade máxima do futebol local.
- Os times semifinalistas foram excluídos, mas a determinação da Federação é que a competição prosseguisse. Agora, se o quinto e o sexto colocado ficaram ou não com a vaga, isso é uma decisão da FAF. Não faz parte da nossa decisão - alegou João.
Por mais incrível que pareça, essa não foi a única decisão duvidosa a respeito do caso. Questionado o porquê de Manaus e Sul América serem eliminados em vez de perderem pontos, João Paulo deu uma justificativa que não convenceu os leigos.
Fast e Penarol Amazonense Sub-20 (Foto: Mauro Neto/Sejel)Fast e Penarol vão disputar a final do Barezinho (Foto: Mauro Neto/Sejel)
- O entendimento da Comissão foi o seguinte: no momento do procedimento da decisão, já estava encerrada a segunda fase do torneio. Então, a Comissão entendeu que caberia a exclusão e não a perda de pontos. E tem outra situação também: a perda de pontos me pareceu mais prejudicial do que a exclusão. Porque o jogador deveria ter cumprido uma suspensão pelo terceiro cartão amarelo e não cumpriu. Então todos os jogos posteriores, ele também jogou irregular. Se houvesse perda de pontos, o Manaus entraria com pontuação negativa no próximo campeonato- concluiu.
A indecisão é grande. O amadorismo? Maior ainda. Todos os envolvidos com o futebol local, da Federação Amazonense de Futebol aos torcedores mais fanáticos, perdem com essa novela. O pior ponto - e que vale ser enfatizado - é saber que o caso não é o primeiro e está longe de ser o último nas categorias de base do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário